O CARANGUEJO
No ano de 1972, vindo do bairro Nordeste de Amaralina em salvador, chegou a Itinga um senhor chamado Antônio Pereira Santos.
Quem nunca ouviu falar do famoso Largo do Caranguejo? Ou quem nunca ouviu dizer também que, a praça principal vista do alto parece um caranguejo?
O largo recebeu este nome devido à prática profissional de seu Antônio, que para tirar o sustento de sua família vendia em barracas, localizada a onde hoje se encontra um prédio comercial em frente a Clínica Clisana, diversas mercadorias entre arros, farinha, carne seca e o mais crustáceo mais famoso de Lauro de Freitas, o caranguejo.
Seu Antônio passou a se chamar Antônio do Caranguejo ou simplismente "Seu Caranguejo", porque a sua barraca se encontrava em um lugar estratégico, local em que as principais vias do bairro se encontravam e logo ganhou fama.
Quando as pessoas queria marcar algum encontro e não sabiam dar referência, então logo dizia no "Caranguejo". Daí então veio o nome do largo e assim também uma maneira de homenagear o mais ilustre morador.
Pai de 11 filhos, aproximadamente 20 netos e cinco bisnetos, seu "Caranguejo" faleceu em 6 de junho de 2011 aos 81 anos de idade, mais deixou um legado de suma importância para sua família e a comunidade de Itinga.
LAVAGEM DO CARANGUEJO: 27 ANOS DE MUITA ALEGRIA
Acontece nos dias 25, 26 e 27 de novembro a lavagem do Largo do Caranguejo. O festejo inicia com o cortejo das baianas e a tradicional lavagem das escadarias da praça. Duarante os três dias de festa, a animação e a alegria dos foliões contagiam todos que estão presentes.
A lavagem teve inicio em 1983, quando Antônio Pereira Santos e outros moradores, se uniram e fundaram o bloco de carnaval Afro Nagazumbi. Por questões financeiras,não foi possível colocar o bloco na rua, então decidiram realizar uma lavagem no largo do caranguejo, ponto de encontro da época.
Arrastão |
"A programação da Lavagem do Caranguejo foi encerrada na noite deste domingo (27.11.2011) com show de Jau, que reuniu milhares de foliões nas ruas de Itinga".
As imagens estão muito boas. e o motivo do nome do largo é bem curioso
ResponderExcluir